Guia de Turismo e Comércio

Como Chegar em Piúma?

Para umas férias com a família ou apenas um fim de semana diferente, Piúma é uma boa opção. Então fique sabendo como chegar em Piúma.

As férias, bem como os fins de semana prolongados, sempre vão ser momentos criadores de oportunidades de lazer e diversão com a família.

Esses momentos precisam ser programados com cuidados especiais para que nada saia errado. O lugar escolhido, hotel, passeios, tudo precisa ser decidido com antecedência.

Portanto, independente do destino, um bom planejamento é fundamental para uma boa viagem. Como seu plano é chegar em Piúma, preparamos um artigo para ajudar você a conhecer e saber como chegar em Piúma.

Conhecendo a cidade

como chegar em Piúma
como chegar em Piúma

Conhecer o lugar de destino antes de viajar é não apenas agradável como também necessário. De fato, quanto mais informação mais facilidade para criar uma boa programação.

Piúma é uma pequena cidade do litoral no lado sul do Espírito Santo. O município é o menor do estado com cerca de setenta e quatro quilômetros quadrados. 

O nome da cidade é de origem indígena e sofreu influência dos franceses. Para alguns significa “águas escuras” por causa da presença de uma areia de tom um pouco mais escuro.

Para outros o nome Piúma deriva do nome de um tipo de mosquito que vive na região dos mangues

Sua localização é privilegiada, já que é cercada por quatro pequenas ilhas. Aliás, a própria Piúma também é uma pequena ilha.

Com efeito, as ilhas dos Franceses, do Meio, dos Cabritos e do Gambá formam uma atração especial em função da formação das belas paisagens naturais.

Nesse sentido, o conjunto de ilhas forma uma proteção natural que protege as praias de ondas fortes. 

Esse fator favorece tanto a pesca quanto o esporte de mergulho, muito praticado na região. A prática do esporte permite observar a grande variedade da fauna marítima de Piúma.

Todo ano milhares de turistas do Brasil, bem como de outros países, chegam na alta temporada para conhecer os oito quilômetros de praias do balneário,

Para receber a grande quantidade de turistas, o Município tem muitas opções de hospedagem, alimentação, entretenimento e lazer.

Mesmo que o clima seja quente, típico das regiões tropicais, se torna agradável por causa dos ventos que sopram do mar.

Atividade econômica

O turismo é uma das principais atividades econômicas, uma vez que movimenta muitas outras atividades paralelas. 

A cidade conta com uma boa estrutura de hotéis e pousadas. Além disso, há diversos passeios turísticos que também geram renda aos moradores.

Embora seja a menor cidade do Espírito Santo, o município ocupa a terceira posição na lista dos melhores produtores de produtos da pesca. 

De fato, a pesca ocupa posição de importância na economia tanto do município quanto do estado.

Outro grande destaque na economia é a produção de artesanato de conchas marinhas. Nesse sentido, é fácil compreender o apelido de “Cidade das Conchas”.

O apelido é consequência de o município ser o maior produtor de conchas do país. Piúma, bem como seu artesanato de conchas, tem fama internacional.

Como chegar em Piúma

A referência básica de como chegar em Piúma com toda a certeza é Vitória, a capital do estado. Piúma fica apenas a noventa quilômetros de distância da capital.

Saindo de Vitória de carro o acesso ao litoral e, portanto, para Piúma é por meio da Rodovia do Sol. A BR de referência é a BR 101.

Portanto, para viagens de avião o melhor caminho é mesmo para Vitória. Em seguida pode escolher entre os ônibus, as vans e os táxis. Embora seja uma cidade pequena, Piúma é um destino muito procurado no Espírito Santo.

Só para ilustrar como chegar em Piúma, três empresas fazem o percurso de Vitória para Piúma. Portanto, há vários horários durante o dia. Além disso, outras grandes cidades do estado como Cachoeiro do Itapemirim fazem o percurso até Piúma.

No entanto, como chegar em Piúma vai depender de onde você está. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem linhas de ônibus saindo de várias cidades, direto para Piúma.

Minas Gerais, outro estado vizinho, também tem linhas regulares saindo de Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Pontos turísticos

como chegar em Piúma
como chegar em Piúma

Agora que não há mais dúvidas de como chegar em Piúma continue lendo para conhecer maiores detalhes sobre essa cidade turística do litoral do Espírito Santo.

O nome cidade turística com toda a certeza é merecido. A população da cidade, que é por volta de vinte e cinco mil habitantes, fica perto dos cem mil durante o pico da temporada.

O ponto forte de Piúma é mesmo o conjunto de ilhas. Afinal, são quatro ilhas com várias opções de passeio tanto no mar quanto no rio.

As águas calmas do mar oferecem segurança e tranquilidade na hora do banho, ainda mais se houver crianças no grupo.

No entanto, se o seu gosto é por trilha, você vai ficar satisfeito em ter descoberto como chegar em Piúma. Isso porque você vai conhecer o monte Aghá.

O “lugar de se ver Deus” é como os índios chamavam o monte Aghá. De cima do monte é possível avistar várias cidades vizinhas, bem como as praias de Piúma.

De fato, o monte tem 340 metros de altura e você pode desfrutar de uma vista panorâmica das redondezas. O monte é a divisa de Piúma e Itapemirim.

Mas atenção, porque para chegar ao pico é preciso uma subida com forte inclinação e que exige um bom preparo físico. Mas não deixe de ir por causa disso. Afinal a vista vale a pena.

Além disso, você pode parar a qualquer momento e recuperar o fôlego. Só não se esqueça de levar bastante água.

Considerações finais

Para quem vive as aventuras de conhecer novos lugares, Piúma deve com toda a certeza, entrar na lista desses lugares.

Neste artigo procuramos mostrar as principais informações sobre essa simpática cidade do interior capixaba. Afinal, viajar bem informado sempre evita muitos problemas.

De qualquer maneira, agora que você sabe como chegar em Piúma, assim como as principais atrações do lugar, basta fazer a programação. Desse modo, bem informado e motivado é só aproveitar sua nova viagem.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

More articles ―