Quem visita Piúma precisa conhecer também o monte Aghá, já que é o cartão de visita da cidade. Então veja como subir o monte Aghá em Piúma.
Piúma é uma cidade que vivia da pesca até algum tempo atrás. No entanto, hoje o turismo é uma das principais fontes de renda da população. Principalmente porque junto com o turismo veio o artesanato das conchas.
Piúma tem uma grande vantagem por ser um destino de fácil acesso. Desse modo, saindo de Vitória são cerca de cem quilômetros até a base do Monte Aghá.
Antes de tudo, reúna o máximo de informações de como subir o monte Aghá em Piúma. Para isso basta continuar lendo esse artigo, que tem como finalidade informar tanto sobre o monte, quanto sobre a subida.
O Monte Aghá
O monte tem uma altura de pouco mais de trezentos metros. Parece pouco, mas como a região próxima é uma planície, tudo fica visível de cima do monte.
O monte já foi um ponto de apoio para a navegação, assim como para os pescadores da região.
Hoje isso é feito por um farol na Ilha dos Franceses, na cidade vizinha Itapemirim. Aliás, a Ilha dos Franceses também pode ser vista ao longe de cima do Monte Aghá
Seu nome significa “o lugar para ver Deus” na língua indígena. Só isso já é um bom motivo para aprender como subir o monte Aghá em Piúma. De fato, a vista que o monte oferece pode causar uma sensação de contato com a divindade.
Embora seja a atração em Piúma, o monte está no município de Itapemirim, cujas praias também podem ser vistas lá de cima.
Caminhar até o Monte Aghá é menos cansativo se você for observar a vegetação nativa, bem como as bromélias e as orquídeas que florescem no monte.
Mesmo que seja uma trilha, você não vai precisar de forma obrigatória contratar um guia que mostre como subir o Monte Aghá em Piúma.
No caminho você vai encontrar tanto moradores quanto outros visitantes. Além disso, com a leitura desse artigo você já pode chegar com tranquilidade..
Ainda assim, nos meses de janeiro e fevereiro a prefeitura realiza passeios guiados para o monte.
Como subir o Monte Aghá em Piúma compensa todos os esforços, que nem são tantos assim, você não terá grandes dificuldades para subir.
Portanto, prepare a mochila com o essencial para evitar o excesso de peso, reúna a turma que agora é a hora de saber como subir o Monte Aghá em Piúma.
Como subir o Monte Aghá em Piúma
Saindo de Vitória ou pela BR 101 ou pela Rodovia do Sol, que é a mesma ES 060, são cerca de cem quilômetros para chegar à base do Monte Aghá.
O tempo estimado do percurso é de uma hora para os dois caminhos. A diferença é que a ES 060 acompanha o litoral.
Caso venha pelo lado oposto vai passar em primeiro lugar por Itapemirim, para então chegar a Piúma.
Desse modo, ao chegar a Piúma você pode fazer uma parada para observar o monte a partir da praia.
Assim sendo, você pode imaginar como é a praia a partir do monte. Isso vai lhe encorajar na aventura, uma vez que de cima você vai ver não apenas uma como também todas as outras praias de Piúma.
Em seguida, percorre uns três quilômetros em direção à Itapemirim e vai ver a estrada de acesso ao monte à direita.
A estrada leva também ao restaurante Cantinho do Aghá que serve como ponto de apoio e referência. Aliás, há uma placa do restaurante na rodovia para facilitar a localização.
Portanto, é nesse ponto que acaba o trajeto de carro. Há um campo de futebol ao lado do restaurante e o carro vai ficar seguro. Vamos começar a caminhar na trilha.
Nesse sentido, vale lembrar aos que têm uma pele mais sensível para usar um repelente, pois como em toda região de mata, você pode encontrar mosquitos.
A trilha
O percurso do restaurante ao topo é de aproximadamente três quilômetros. A maior parte da trilha é em solo plano uma vez que a altura do monte é de cerca de trezentos metros. No entanto, a última parte é um grande aclive.
Continuando a caminhada você agora está na zona rural. Desse modo é natural encontrar as roças dos moradores, bem como pasto e muito gado.
A paisagem é totalmente diferente da orla marítima, mas nem por isso menos bonita. De fato, cada uma tem sua própria beleza.
Você vai andar no Vale do Orobó, uma área de planície que cerca tanto Piúma quanto as cidades de Itapemirim e Itaipava. Uma bela cena de interior que você vai apreciar de forma total quando atingir o topo do monte.
Chegando a certa altura, e com o céu limpo, é possível avistar o Frade e a Freira, uma formação rochosa que fica em Itapemirim. Aliás, um ponto muito conhecido, e bem mais alto que o Monte Aghá.
O conjunto de pedras forma uma imagem muito semelhante com duas pessoas de frente uma da outra. A imaginação popular batizou o local como o Frade e a Freira, que podem ser vistos de longe.
Essa é a parte mais dura da subida. Nesse ponto muitas das pessoas que fazem a trilha começam a mostrar os sinais de cansaço.
Lembre-se que você está a passeio e que pode parar tanto para admirar a paisagem quanto para recuperar o fôlego.
Mais alguns metros e está no topo. Para todos os lados que olhar em 360º terá uma bela paisagem para admirar, bem como para filmar ou tirar fotos. Considerações finais
Com o desafio vencido você pode desfrutar da recompensa, enquanto descansa da caminhada.
Piúma e suas praias e ilhas, as praias de Itapemirim e toda a planície do Vale do Orobó. Um espetáculo realmente magnífico. Além disso, as cidades vizinhas também ficam à vista.
Como você vai poder ver, agora que sabe como subir o Monte Aghá em Piúma, todo o esforço tem uma recompensa. Nesse caso é uma visão fantástica que dificilmente será esquecida