A Prefeitura de Piúma conseguiu reduzir uma dívida de mais de R$ 5 milhões com a empresa de abastecimento de água e esgoto Cesan. O município tinha sido condenado judicialmente e a dívida se acumulava desde o ano 2000 e foi finalmente resolvida pela gestão do prefeito Paulo Cola, após várias negociações e tratativas.
O acordo firmado entre a prefeitura a Cesan, envolveu a renegociação da dívida, valores prescritos e a obtenção de descontos para pagamento em prestações. Com isso, a prefeitura pagará apenas o valor de R$ 1.938.035,00, o que representa uma redução de mais de 60% da dívida original.
A dívida com a Cesan foi acumulada ao longo de duas décadas de outras gestões e se tornou um problema para a prefeitura e os munícipes. Com a dívida em aberto, a cidade não conseguia investir corretamente em outras áreas importantes, como saúde, educação e infraestrutura.
Segundo o prefeito Paulo Cola, a renegociação dessa dívida foi uma das prioridades da sua gestão. “A dívida com a Cesan era um problema antigo e precisávamos resolvê-lo para que a cidade pudesse avançar em outras áreas. Fizemos um esforço conjunto entre as secretarias envolvidas e conseguimos chegar a um acordo que beneficiou a cidade como um todo”, disse o prefeito.
Com a renegociação da dívida, a prefeitura vai ter tranquilidade para continuar investindo em áreas prioritárias. Além disso, a cidade continuará a discutir melhorias no abastecimento de água e o tratamento de esgoto para a população, o que é fundamental para a qualidade de vida dos moradores de Piúma.
Fonte: Prefeitura Municipal de Piúma.
Gestão eficiente: prefeitura vai pagar dívida de 20 anos com Cesan