O Mosteiro Beneditino da Transfiguração, localizado em Santa Rosa – RS, entregou oficialmente ao Santuário São José de Anchieta um ícone produzido no âmbito do projeto “Tradição e Tecnologia – Conexões entre Artesanato e Cultura Maker para a elaboração de produto de artesanato religioso”. A oblata Rosalva Trevisan Rigo foi a responsável pela escrita do ícone, que segue a tradicional técnica russo-bizantina de Santo Andrei Rublev.
O ícone, feito em madeira de cedro maciço com 5 cm de espessura e dimensões de 50×70 cm, encontra-se em exibição no Santuário São José de Anchieta desde 23 de maio de 2024. O projeto, coordenado pelo Prof. Clinger Bernardes e com o apoio das bolsistas Gabriela Neves, Mylena Alpoim e Anna Fábia Luz, contou com a parceria do Santuário de São José de Anchieta e o suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes.
Além da entrega do ícone, o projeto ofereceu uma oficina de confecção de ícones bizantinos, envolvendo artesãos das cidades de Anchieta, Iconha e Piúma. As aulas presenciais, realizadas no Ifes – Campus Piúma, ensinaram aos participantes técnicas de reprodução de ícones religiosos, com destaque para o de São José de Anchieta, com o intuito de promover o turismo local e proporcionar oportunidades de renda aos artesãos.
Sob a orientação do professor Clinger Bernardes, os artesãos aprenderam a técnica da decoupage em madeira, utilizando materiais tradicionais. Além das oficinas, os participantes receberam materiais para praticar a técnica em casa. O Ifes – Campus Piúma expressou gratidão à parceria do Santuário São José de Anchieta, bem como ao apoio do Padre Álvaro Augusto Negromonte Pereira e da Fapes. As imagens dos participantes e dos ícones produzidos durante as oficinas evidenciam o sucesso e a dedicação envolvidos no projeto.
Em suma, o projeto “Tradição e Tecnologia – Conexões entre Artesanato e Cultura Maker para a elaboração de produto de artesanato religioso” foi um marco na promoção da arte sacra e no estímulo à criatividade e capacidade dos artesãos locais. A parceria entre instituições, o envolvimento da comunidade e o apoio financeiro foram fundamentais para o sucesso e impacto positivo dessa iniciativa. O ícone de Santo Andrei Rublev é não apenas uma peça artística, mas um símbolo da união entre tradição e inovação na produção de artesanato religioso.
Fonte: IFES PIÚMA ES