A cidade de Piúma acaba de ser reinserida no Mapa do Turismo Brasileiro, após atender aos critérios estabelecidos na Portaria MTUR nº 41/2021 do Ministério do Turismo. A atualização do cadastro foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer no mês de março, por meio da plataforma SISMAPA, que encaminhou os documentos necessários para a reinserção do município no mapa com vigência até 2023.
Com a regularização e atualização das informações no SISMAPA, o cadastro foi analisado e aprovado pela Secretaria Estadual de Turismo e pelo Ministério do Turismo. A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro garante recursos e políticas públicas destinados ao desenvolvimento turístico da cidade.
O Mapa do Turismo é um processo que reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem, com o objetivo de nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.
O instrumento é instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, e é o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área territorial que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Seu processo de atualização é contínuo, permitindo que os gestores em âmbito municipal, regional e estadual possam realizar o cadastramento do seu município a qualquer momento, desde que observem os critérios estabelecidos na Portaria MTUR nº 41/2021.
Os municípios que compõem o Mapa do Turismo são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Piúma.
Piúma é reinserida no Mapa do Turismo Brasileiro e garante recursos para desenvolvimento turístico