Piúma é uma cidade que deve estar no roteiro de todo apaixonado por viagens. Por isso não perca a chance e conheça a Cidade das Conchas.
Conhecer Piúma é um show tanto de emoção quanto de divertimento e de aventura. De fato, a pequena cidade no sul do estado do Espírito Santo sobe a cada dia na lista das praias mais visitadas.
Com apenas 24 mil habitantes, e distante 90 quilômetros da capital Vitória, Piúma oferece uma grande variedade de opções para os adeptos, não só de praia, mas também do campo e de trilhas.
Para atender todos os gostos Piúma conta com oito quilômetros de belas praias. Além disso, sua principal atração, o Monte Aghá, é mais um forte motivo para que você conheça a Cidade das Conchas.
Conheça a Cidade das Conchas
O merecido nome se deve ao fato de Piúma ser o local onde mais se produz conchas no país. Com efeito, o artesanato das conchas envolve mais de duzentas famílias.
Luminárias, bijuterias, cinzeiros, bem como muitos outros artigos que os artesãos produzem, são vendidos no Brasil e no exterior e contribuem com a economia do município.
Além disso, o município é o terceiro maior produtor de pescado do Espírito Santo. Para que você conheça a Cidade das Conchas, precisa ir ao mercado dos peixes.
Entre as atrações para visitar em Piúma você encontra quatro ilhas: do Gambá, dos Cabritos, do Meio e dos Franceses.
Essa última, a exemplo do Monte Aghá, pertence à Itapemirim, mas faz parte da rota turística de Piúma. Continue lendo para ter mais motivos e conheça a Cidade das Conchas.
O Monte Aghá
O cartão de visita de Piúma fica em outra cidade. Embora pareça estranho, é assim mesmo. O monte faz parte do município de Itapemirim, cidade vizinha de Piúma.
Independente de sua localização no mapa, subir o monte é uma aventura e tanto, mesmo que possa exigir algum esforço.
Na caminhada até o topo do monte você passa na zona rural de Piúma. Assim sendo, entra em contato com a mata nativa e a beleza do vale do Orobó.
Enquanto faz a subida ao monte você também aprecia a beleza das bromélias e das orquídeas, abundantes no local.
A visão no topo é um show, tanto ao pôr do sol, quanto ao nascer do sol. Você admira ou as praias ou a planície do vale de onde pode avistar pelo menos duas cidades, além de Piúma.
PRAIA DE PIÚMA
Conheça a Cidade das Conchas por meio da Praia de Piúma. Mesmo que fique na área da cidade, ou justamente por isso, é uma das mais frequentadas.
A praia é na Avenida Beira – mar, onde estão concentradas todas as comodidades como restaurantes, lanchonetes, e os quiosques, tanto de alimentação como de outros artigos.
Além disso, na praia há uma grande concentração das famosas conchas de Piúma. Portanto, conheça a Cidade das Conchas enquanto começa sua própria coleção de conchas.
ILHA DOS CABRITOS
Divirta-se em um banana boat enquanto dá a volta em torno da linda Ilha dos Cabritos. Ou vá de escuna para desembarcar e conheça a cidade das Conchas mais um pouco.
A travessia de poucos minutos nas águas transparentes, com toda a certeza, é um dos serviços mais utilizados pelos visitantes.
Uma vez que se encontre na ilha, escolha entre as várias trilhas para conhecer a beleza do interior da ilha.
A ilha é coberta de vegetação nativa, e tanto a flora quanto a fauna produzem um inesquecível cenário natural.
ILHA DO MEIO
Bromélias, orquídeas e muitas outras espécies nativas encantam os visitantes da Ilha do Meio.
Com a Ilha do Gambá de um lado e a dos Cabritos do outro, a ilha é um incentivo a mais para que você conheça a Cidade das Conchas.
Embora tenha acesso de barco ou escuna, bom mesmo é ir caminhando durante a maré baixa. Lugar muito apreciado tanto para a pesca de arremesso quanto para mergulhos.
ILHA DO GAMBÁ
Na Ilha do Gambá suba por uma trilha até o topo enquanto contempla a grande beleza natural da ilha.
Uma vez que esteja em cima veja todas as praias de Piúma, bem como das ilhas vizinhas. Além disso, o grande Monte Aghá também é visto ao fundo.
A pesca, o mergulho, o mountain bike e um lindo pôr do sol. Desfrute de todas essas belezas como resultado de sua visita à Ilha do Gambá.
PRAIA MARIA NENÉM
Esportes náuticos, principalmente o kitesurf, também têm o seu espaço. Desse modo, se é isso que você procura, conheça a Praia Maria Neném.
Uma praia mais isolada, com área própria para um piquenique à sombra das árvores nativas e águas mais agitadas.
Vá abastecido com alimentos e bebidas, uma vez que a praia não tem onde comprar. Salvo essa restrição, o lugar é perfeito para um dia tranquilo com a família e amigos.
PRAINHA
Outro lugar mais adequado ao sossego, já que também não tem barracas ou quiosques. Portanto, não se esqueça de levar suas provisões.
A praia também fica mais distante das praias centrais e por isso não tem badalação. Só sombra e água fresca debaixo das amendoeiras.
As águas são claras e a vegetação nativa entre as pedras oferece uma vista de encher os olhos do visitante.
PRAIA DOCE
Quando você for à Boca da Barra olhar o movimento dos barcos de pesca, você estará também na Praia Doce.
O lugar é tranquilo, mas não é o mais querido dos banhistas. No entanto, vale o visual por está próximo à foz do rio.
Além disso, nos períodos de vento mais forte os adeptos do surf podem esperar ondas melhores que favoreçam o esporte.
Conclusão.
Piúma e as suas conchas tem destaque nacional, bem como em outros países. O artesanato exporta também o nome da cidade para além mar.
O conjunto de suas belezas naturais é um excelente incentivo para que você conheça a Cidade das Conchas. Além disso, quem sabe diante da beleza das conchas você não revela seus talentos de artesão.