Guia de Turismo e Comércio

O que fazer em Piúma? Confira as atrações da cidade

Conhecer Piúma pode ser tanto uma aventura quanto um lazer. Mas antes de viajar fique bem informado sobre tudo o que fazer em Piúma.

Piúma é uma cidade pequena no litoral sul do Espírito Santo. Tem apenas cerca de 24 mil habitantes. No entanto, a cidade ganha a cada dia mais destaque em virtude de suas atrações turísticas.

De fato, em feriados mais longos ou em período das férias a cidade pode aumentar sua população de quatro a cinco vezes. Essa informação também é importante para escolher o momento da viagem.

Uma viagem bem planejada tem menos chance de acontecer um imprevisto. Por isso, fizemos esse artigo a fim de deixar você bem informado para planejar o que fazer em Piúma.

O que fazer em Piúma

O que fazer em Piúma
O que fazer em Piúma

Como em toda viagem, salvo as de trabalho, o que você vai fazer em Piúma é passear. E com toda a certeza Piúma oferece muitas opções de passeios.

Em primeiro lugar tem o monte Aghá, o cartão postal da cidade. Em seguida você tem três ilhas para conhecer. Além disso, tem os oito quilômetros de praias limpas e belas.

Portanto, como você pode ver, não vai faltar o que fazer em Piúma. Com a finalidade de facilitar a sua viagem vamos mostrar nesse artigo os principais locais para você visitar.

O Monte Aghá

O monte Aghá você pode ver de longe, mas ao chegar ao pico você vê ainda mais longe. São 340 metros de altura e de pura beleza na divisa de Itapemirim e Piúma.

No idioma indígena Aghá significa monte de ver o Deus. Um nome bem adequado para representar a beleza natural do monte Aghá.

No passado o monte era referência para navegação, bem como para os pescadores no litoral capixaba. Hoje é uma grande opção para o que fazer em Piúma.

A vista de um lado são as ilhas e a orla marítima de Piúma.  Por outro lado você vai ver a planície do vale do Orobó com uma cadeia de montanhas ao fundo. Além disso, toda a cidade fica sob seus olhos.

Então providencie um guia e prepare-se para uma caminhada dura, atravessando plantações de café, floresta e trilhas com muitas pedras. Como resultado você terá uma paisagem inesquecível.

Ilha dos Cabritos

Distante apenas quinze minutos do litoral, a Ilha dos Cabritos é uma das três ilhas de Piúma. Você pode acessar tanto no banana boat, quanto em barcos maiores como as escunas.

No entanto, com o banana boat você apenas chega próximo e dá a volta na ilha. Por outro lado, nas embarcações você pode explorar toda a ilha.

Para visitar as trilhas da ilha você só precisa de disposição e gosto pela aventura. Então aproveite e tire belas fotos de sua viagem para mostrar aos amigos e parentes o que fazer em Piúma.

Os barcos saem da Ilha do Gambá, assim como da Praia do Corujão em Piúma. Você paga ida e volta e pode voltar em qualquer um dos barcos. O passeio pelas águas transparentes já é uma atração.

Ilha do Meio

Para chegar à Ilha do Meio você pode simplesmente caminhar. Pois é isso mesmo. Como resultado da maré baixa, o caminho se abre nas águas calmas e você chega à ilha caminhando.

Em seguida você vai descobrir que o que fazer em Piúma inclui apreciar a variedade de orquídeas e bromélias, assim como toda a vegetação nativa e as duas ilhas que ficam uma a cada lado da Ilha do Meio.

Na maré alta você aproveita o passeio ou de barco ou de escuna. As águas da Ilha do Meio são próprias tanto para pesca de arremesso quanto para o mergulho.

Ilha do Gambá

Caminhe nas trilhas de vegetação nativa, pratique mountain bike, mergulho e pesca na Ilha do Gambá.

Como você pode verificar, o difícil é decidir o que fazer em Piúma em primeiro lugar. Nesse sentido, a Ilha do Gambá é imperdível.

Vá até o topo para admirar um maravilhoso pôr do sol, bem como as ilhas do Meio e dos Cabritos. Além disso, todas as praias de Piúma podem ser vistas desse ponto. Para coroar veja o monte Aghá ao fundo da paisagem.

Feiras do Sol e do Artesanato

A Feira do Sol já ganhou posição de destaque tanto em Piúma quanto no Brasil. Desse modo, faz parte da programação turística da cidade.

Artesãos de todo o país se encontram com os artistas locais para vender produtos como roupas de praia, bijuterias, pratarias entre outros.

Além disso, na feira você vai se deliciar com uma enorme variedade de pratos típicos da culinária capixaba.

Já a feira de artesanato é um evento local e diário, com a finalidade de divulgar e vender os produtos feitos com as conchas. Afinal Piúma é a Cidade das Conchas.

Com as conchas os artistas produzem objetos como cinzeiros, luminárias, brincos e muitos outros.

Praia de Piúma

Essa é para quem não é muito de aventura, mas gosta de agitação. Como está na Avenida Beira – mar, a praia é bastante movimentada.

Na Praia de Piúma você encontra quiosques tanto de alimentação quanto de venda de artesanato e outros produtos. Destaque para as conchas que estão por toda parte da Cidade das Conchas.

A praia é agitada inclusive durante a noite, com vários restaurantes, lojas e lanchonetes funcionando para movimentar a cidade. Portanto, é ideal para você saber o que fazer em Piúma durante a noite.

Considerações finais

O que fazer em Piúma
O que fazer em Piúma

Piúma é uma cidade que se volta totalmente para o turismo. Mesmo que tenha outras atividades como a pesca e o artesanato. Aliás, mesmo essas atividades procuram interagir com o turismo.

Desse modo, ainda que você tenha visto várias dicas, Piúma oferece muito mais. Afinal, são oito quilômetros de lindas praias. Todas são bonitas, ainda que tenham detalhes próprios.

Você pode conhecer ainda as praias de Acaiaca, Corujão, Maria Neném e a Boca da Barra onde ficam os barcos de pesca.

O que fazer em Piúma diante de tantas opções?! Simplesmente ir apreciando e registrando cada uma delas para nunca se esquecer de sua viagem à Piúma.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

More articles ―