Conhecer os principais pontos turísticos de Piúma é de grande importância para que você aproveite o passeio a essa bela cidade.
Com efeito, obter informações sobre o seu destino de viagem é uma atitude lógica e sensata. Isso faz parte do planejamento da viagem, assim como a antecipação de passagens e reservas de hotéis.
Quem tem costume de viajar conhece bem a importância de um bom planejamento. Pois na pior das hipóteses, se algo sair errado será por um acidente, mas não por um descuido seu.
Essas são dicas de viagem que todos os viajantes usam porque decerto que funcionam. Por isso, se vai à Piúma, leia esse artigo para saber quais os principais pontos turísticos de Piúma.
Principais pontos turísticos de Piúma
Conhecer Piúma, também chamada de Cidade das Conchas, pode ser tanto uma aventura quanto um sossego. Você tem o direito e as opções para escolher de acordo com o seu gosto.
Piúma é uma cidade pequena, mas cheia de atrações para os visitantes. A extensão de suas várias praias chega a oito quilômetros.
Além disso, há o Monte Aghá e mais quatro ilhas, se contarmos com a Ilha dos Franceses. Essa ilha, assim como o monte, está em território da vizinha Itapemirim. Veja então os principais pontos turísticos de Piúma..
Monte Aghá
O Monte Aghá está em terras de Itapemirim, mas é o cartão de visita de Piúma. Isso aconteceu em virtude da pequena distância que separa as duas cidades.
A subida ao topo do monte oferece uma visão de 360º de belezas naturais variadas. Nesse sentido, você vai ver tanto a bela planície do Orobó quantos as praias de Piúma e Itapemirim.
Além disso, também é possível admirar as ilhas e as cidades mais próximas de Piúma. Portanto, não é de estranhar que o Monte Aghá seja um dos principais pontos turísticos de Piúma.
O monte de ver Deus é o significado de Aghá na língua dos índios que habitaram a região. Pela beleza da paisagem vista lá de cima é fácil concordar com o nome.
A beleza do monte está não apenas no topo, mas também na subida. De fato, você vai poder admirar as orquídeas e bromélias próprias da região de mata.
Praia de Piúma
Caso você seja mais do agito e não de aventura na mata, seu lugar é na Praia de Piúma. Decerto que você vai encontrar barracas com música e muita gente.
Além disso, por ser a mais próxima do centro da cidade, todas as facilidades estão à mão. Assim sendo, entre os principais pontos turísticos de Piúma está a Praia de Piúma.
A agitação da praia entra pela noite com as barracas, restaurantes e lojas funcionando. Aliás, nessas lojas e quiosques você pode conhecer as lindas peças artesanais com as conchas de Piúma.
Ilha dos Cabritos
Em apenas quinze minutos de um belo passeio nas calmas águas você chega à Ilha dos Cabritos. Você pode escolher ou o banana boat ou as escunas e barcos maiores que atracam na ilha.
As embarcações fazem o passeio a partir da ilha do Gambá, bem como de Piúma, na praia do Corujão. Só o passeio já paga a viagem, mas você pode desembarcar e passar o dia na ilha.
A ilha é coberta por uma vasta vegetação de rara beleza, em virtude da conservação da mata nativa.
Ilha do Meio
Com a maré cheia você vê a Ilha do Meio e pode ir de barco. Entretanto, quando a maré está baixa você tem apenas que andar até a ilha, que está a quinhentos metros de distância.
Só esse fator já coloca a Praia do Meio entre os principais pontos turísticos de Piúma. Mas lá e ideal também para a pesca de arremesso assim como para a prática de mergulho.
O mar é calmo, ideal para as crianças brincarem sem perigo. Além disso, há a visão das ilhas do Gambá e dos Cabritos, uma de cada lado da Ilha do Meio.
Ilha do Gambá
A Ilha do Gambá reúne as mesmas qualidades de suas vizinhas. Desse modo, você pode caminhar tanto nas trilhas quanto nas águas tranquilas da Ilha. Além disso, o mergulho e a pesca também são praticados na ilha.
Pelas trilhas da ilha você chega em sua parte mais alta, a fim de contemplar um belo pôr do sol que acontece no conjunto das três ilhas.
O Monte Aghá também se faz presente, bem como as praias de Piúma. Tudo junto em uma paisagem digna de um dos principais pontos turísticos de Piúma.
Feiras do Sol e do Artesanato
Com o fim de divulgar e vender seu artesanato Piúma conta com duas feiras diferentes. A Feira do Sol faz parte do calendário da programação turística da cidade.
Sendo assim, a feira tem projeção nacional e acontece no período de alta temporada, quando hotéis e pousadas estão lotados. Nesse período a população da cidade pode ficar quatro vezes maior.
Artesões e vendedores ambulantes de várias partes do Brasil comparecem para expor os mais diversos tipos de artesanato, bem como outros artigos.
Por outro lado acontece a Feira de Artesanato, que é uma atividade de rotina dos artesões e comerciantes da cidade e funciona diariamente.
O destaque é para os produtos que os artistas fazem com os diferentes modelos de conchas que eles catam nas praias de Piúma. Não se esqueça de que falamos da Cidade das Conchas.
Como em toda feira, não podem faltar as barracas com as guloseimas e as comidas típicas regionais.
Desse modo, nas duas feiras você encontra tanto os objetos para lembranças e de uso pessoal quanto os saborosos pratos tradicionais da cozinha local.
Considerações finais.
Para você que está lendo esse artigo, ainda que não vá viajar para Piúma, aqui estão reunidas as principais informações sobre a cidade. No entanto, apenas com foco no turismo que movimenta a cidade.
Decerto que existem outras praias e pontos a serem considerados, e você vai passar por eles enquanto visita os citados no texto.
Ademais, esperamos ter cumprido com o objetivo de mostrar para você os principais pontos turísticos de Piúma.